top of page

SOBRE

20161109_091302.jpg
Capturar.JPG
Capturara.JPG
Capturar02.JPG
Capturargg.JPG
Imagem2.png
BIBLIOARTE1.jpg

O Projeto BiblioArte tem como objetivos principais dinamizar o ambiente de leitura como espaço acolhedor de troca de cultura e construção de conhecimento e incentivar a leitura, a produção textual e a expressão através das linguagens artísticas. Tendo como público-alvo os estudantes das Escolas Estaduais, o projeto constitui-se da vertente pedagógica de incentivo à leitura e produção de texto com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências desses estudantes. Em outro sentido, o projeto visa construir respeito à diversidade dentro do ambiente escolar, trabalhando as diferenças culturais de cada comunidade e indivíduo, transformando a escola em um lugar de todos. Dividido em duas fases, o projeto conta com Rodas de Conversa com a participação de artistas/escritores voluntários independentes no ambiente de leitura de cada escola para que os estudantes conheçam as diferentes formas de expressão tendo oportunidade de refletir e questionar sobre os processos criativos utilizados pelos artistas.

O projeto viabiliza a interdisciplinaridade entre os currículos de Língua Portuguesa, Arte e as demais disciplinas com a produção de intervenções artísticas que contenham impacto social e de aprendizagem. Em seu 1º ano o Projeto apresentou significativa aceitação e resultados positivos relacionados ao interesse, participação e frequência no ambiente de leitura. Acredita-se, com isso, na possibilidade de crescimento pessoal e profissional de cada estudante, na construção do conhecimento e do acesso à informação e cultura por meio de um espaço que lhe é de direito e mais ainda, na construção do respeito à diversidade a partir da percepção ampla dos muitos universos existentes que convivem e habitam num mesmo espaço.

O Projeto Biblioarte contou com a participação de 72 escolas pertencentes à Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, onde 40 escolas concluíram o projeto e participaram da “I Mostra de Intervenções Artísticas e Leitura”, realizada na sede do ICA em Mogi Mirim. Na ocasião algumas escolas apresentaram como foi desenvolvido o Projeto na escola através de vídeos, exposições e encenações. Intervenção realizada pelos estudantes da E.E. Santo Antônio. As escolas participantes receberam certificado e troféu de participação no Projeto.

Devido à repercussão nas Redes Sociais, o Projeto Biblioarte ganhou algumas reportagens em jornais locais, como "O Popular" e "A Comarca" e no site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em novembro de 2016, o Projeto foi um dos selecionados para exposição em painel digital no 9º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias - Biblioteca Viva, que aconteceu no Memorial da América Latina em São Paulo e contou com a participação de convidados especiais como o escritor Ricardo Azevedo e Marina Colasanti, além de bibliotecários reconhecidos na área e representantes de projetos culturais de outros países, como Juana Imelda Hernández Mendoza da Guatemala e Geneviève Patte da França.

Os Slides sobre o Biblioarte: literatura e expressões artísticas, ficaram disponíveis no dia 9 de novembro, das 8h às 13h. Em 2017, espera-se que as 72 escolas da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim desenvolvam o projeto e apresentem uma Intervenção Artística baseada em uma Obra Literária como produto final. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site da Diretoria de Ensino - Região Mogi Mirim, no link Biblioarte (https://demogimirim.educacao.sp.gov.br/) ou na página "Salas de Leitura - Diretoria de Ensino - Região Mogi Mirim" (https://www.facebook.com/sldemgm/)

Na orientação realizada em 14 de março apresentou-se aos professores do “Projeto Sala de Leitura” os projetos centralizados e descentralizados a serem desenvolvidos em 2017. Na ocasião foram sugeridas algumas possibilidades de parceria com os professores de sala de aula. Também houve esclarecimentos sobre a responsabilidade no ambiente de leitura e das atribuições de cada professor. Durante a Orientação, os professores foram surpreendidos com uma intervenção artística baseada na obra "Alice no país das Maravilhas" de Lewis Carrol realizada pela PCNP de Arte Cláudia Rocha representando o início do projeto Biblioarte 2017.

Nos dias 18 e 20 de abril, foi realizada a Orientação Técnica do Projeto Biblioarte para os professores de Arte. Com 72 professores convocados (1 por escola, independente do ciclo), a orientação aconteceu em dois polos: Mogi Mirim e Serra Negra, tendo como pauta o Currículo da disciplina de Arte, a tecnologia como ferramenta para realização e o Projeto Biblioarte. Durante a orientação, com o intuito de exemplificar aos professores como o projeto pode se desenvolver na unidade escolar, uma intervenção baseada no livro "Drácula" de Bram Stoker foi realizada. O Projeto Biblioarte, em seu segundo ano, já tem a II Mostra de Intervenções Artísticas marcada para o dia 28 de novembro e receberá os trabalhos finalizados para seleção entre 6 e 10 de novembro.

A II Mostra aconteceu no Centro Cultural de Mogi Mirim no dia 28 de novembro, como previsto.

O evento contou com a participação especial da Fanfarra e grupo de dança da APAE Mogi Mirim, da Ar-tista Plástica e professora Ludmila Seriani Fontoura, da Estudante e Dançarina Angélica Carvalho, da Estudante e cantora Karen Dinamartini e dos Artistas e também professores Jhonatan Wilson e Elisandra Alves. Todos eles, de maneira única, fizeram o evento acontecer.

Além das apresentações artísticas, dez escolas com os melhores trabalhos do Projeto Biblio-arte puderam apresentar seus trabalhos e falar sobre o processo de construção e desenvolvi-mento no ambiente escolar.

 

Na tentativa de envolvimento absoluto dos estudantes da rede estadual pertencentes à esta Diretoria de Ensino, a apresentação do Prof. Jhonatan e da Profª. Elisandra envolveu um trabalho inspirador com a Penitenciária Feminina. O projeto Biblioarte tem como essência o respeito à diversidade e à humanidade.

 

Na II Mostra de Intervenções Artísticas do Projeto Biblioarte, utilizando como tema a história "A Bela e a Fera", foi possível aprofundar as discussões acerca das oportunidades, do respeito e do direto à educação. Além, claro, dos diversos métodos de aprendizagem.

 

As Reeducandas do Sistema Prisiona fizeram a leitura, discussão e reflexão do texto "A bela e a Fera" orientadas pelo professor Jhonatan Wilson. Após o processo de desenvolvimento, elas produziram rosas de papel e mensagens de reflexão sobre julgamentos, oportunidades e relações que fizeram com a fábula.

 

Essas mensagens, fizeram parte de uma árvore de rosas, disponível no dia do evento e foram retiradas pelos participantes e respondidas. Após a II Mostra, a apresentação "A Bela e a Fera" foi realizada novamente, desta vez, na Penitenciária Feminina para que as estudantes pudessem assistir e compreender o trabalho.
 

O Projeto Biblioarte, além de incentivar à leitura, tem como objetivo humanizar o am-biente de leitura e por consequência o ambiente escolar e discutir questões importantes, como direito à educação e respeito à diversidade. A participação das reeducandas, estudantes da rede estadual, muitas vezes submetidas a uma rotina de estudos não muito inspiradora, é um grande passo na luta por direitos.

A educação é o caminho para a luta contra o preconceito.

O projeto Biblioarte é expressão artística, literatura, amor, respeito, diversidade e aprendizagem. Vamos juntos!

 

Iniciando seu terceiro ano, o Projeto Biblioarte teve suas Orientações Técnicas realizadas com três turmas em dois polos diferentes: Mogi Mirim e Serra Negra.

 

Neste ano, foram convocados, além dos professores responsáveis pelas Salas de Leitura, os professores coordenadores de cada unidade escolar. O projeto, embora permaneça com a mesma proposta, traz novidades relacionadas à execução e apresenta, pela primeira vez, um tema.

 

Denominado “Biblioarte: literatura e expressões artísticas – Clássicos do Cinema”, todas as práticas relacionadas ao projeto neste ano, terão ligação direta com o cinema. Das mudanças mais significativas, neste ano, a obra literária utilizada como base para a execução das atividades deverá já ter sido transposta para o cinema. O produto final, também foi adaptado e as escolas apresentarão um minidocumentário como registro do trabalho realizado.

A III Mostra de Intervenções Artísticas acontecerá no dia 05 de dezembro de 2018 e contará com a exibição dos dez melhores minidocumentários produzidos pelas Unidades Escolares, além das costumeiras apresentações extras, todas relacionadas ao tema. As escolas selecionadas só serão divulgadas na hora do evento.

 

Todas as escolas e ciclos podem participar do Projeto Biblioarte e serão recebidos, de cada unidade, um trabalho para cada ciclo.

 

Nas Orientações Técnicas deste ano, para iniciar o trabalho em clima de cinema e literatura, um trecho do livro “O caçador de pipas” foi disponibilizado e os participantes convidados a deixarem em suas pipas seus medos e desejos relacionados ao trabalho que enfrentaremos daqui para frente no céu instalado nos espaços das Orientações Técnicas. A reflexão sobre essas instalações será finalizada no dia da Mostra de Intervenções Artísticas.

bottom of page