URBANA
Por onde andamos. Para onde vamos.
Por onde andamos. Para onde vamos
Criado em 2008, o Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias vem se firmando, ano a ano, como um dos mais importantes eventos dessa área em toda a América Latina. Chega agora à sua 10ª edição com muitas conquistas e aprendizados.
É uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura para inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural abertos a toda comunidade as mais de 800 bibliotecas de acesso público existentes nos municípios paulistas.
Ao lado de outras ações, como o Prêmio São Paulo de Literatura e o programa Viagem Literária, o seminário é parte integrante de um conjunto de atividades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura para a propagação das bibliotecas e da leitura no Estado de São Paulo.
Conhecido como Seminário Biblioteca Viva, o evento vem experimentando extraordinária evolução, tanto na sua programação como no reconhecimento de milhares de bibliotecários, profissionais de bibliotecas, educadores e estudantes de áreas afins que participaram de suas atividades nesta década. Hoje é referência nacional e vem se firmando além das nossas fronteiras.
Investir na identificação de temas instigantes e palestrantes qualificados para tratar de conteúdos originais, resultantes de experiências bem-sucedidas em várias partes do mundo, é uma das razões de seu sucesso. Outra é a aprovação crescente de participantes que chegam de todas as regiões brasileiras e de alguns países vizinhos.
O compartilhamento de saberes e experiências acontece em palestras, mesas-redondas, debates, cursos, conversas com escritores. Mas também são os profissionais de bibliotecas que trazem suas experiências em painéis e pôsteres, revelando a melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados em suas comunidades de origem. Além de criações locais, reproduzem, aperfeiçoam ou recriam temas apresentados pioneiramente por palestrantes nacionais e estrangeiros em edições anteriores.
O seminário é um momento de inspiração, reflexão e transformação. Cada dia fica mais evidente que o trabalho das bibliotecas para atender as demandas da comunidade tem potencial para produzir impactos socioculturais positivos e benéficos a todos.
Isso é resultado da ação de bibliotecários e profissionais de biblioteca motivados que empreendem mudanças nas unidades em que atuam. Desde pequenas iniciativas individuais até transformações mais amplas que envolvem poder público e comunidade para atualizar o papel das bibliotecas do nosso tempo.
Muitos desafios foram superados nestes 10 primeiros anos. Outros ainda virão. Cabe a todos nós alimentar a determinação para superá-los. Cabe a nós vivificar as nossas bibliotecas: elas dependem de profissionais preparados e conscientes da sua missão de estimular a geração, o compartilhamento e a difusão do conhecimento.
Texto copiado do site: https://bibliotecaviva.org.br/
Reconhecendo a importância deste Seminário em âmbito nacional e internacional, o Projeto Anonimato foi enviado como relato de experiência para participar da seleção de trabalhos para apresentação no evento. Tivemos uma grata surpresa ao saber que fomos um dos trabalhos selecionados para apresentação de Painel. A apresentação ocorreu no dia 25 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças e teve aceitação positiva. Para nós, um grande passo em relação à divulgação do trabalho desenvolvido nas Escolas Estaduais, assim como o reconhecimento das ações importantes e dos profissionais essenciais para o trabalho dentro do ambiente escolar.
Em quinze minutos de fala apresentamos sucintamente o projeto, ressaltando seus objetivos e resultados obtidos. Também apresentamos um vídeo, que por si só, apresenta as ações e significa todo o processo. (O vídeo pode ser assistido na aba "vídeos" e outras fotos do seminário podem ser encontradas na aba "fotos").
10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias - BIBLIOTECA VIVA.
Exposição de Trabalhos - Praça São José - Mogi Mirim
Pensando ainda na promoção dos trabalhos, na necessidade de criação de laços e sensação de pertencimento, assim como na valorização dos trabalhos e dos profissionais envolvidos e empenhados nesse projeto, realizamos no sábado (28/10), no período da manhã, na praça São José em Mogi Mirim uma exposição com os livros produzidos pelas Unidades Escolares. A exposição contou com a presença de muitos professores responsáveis pela Sala de Leitura, além de outros membros do Núcleo Pedagógico, Supervisão e professores das escolas da rede. Muitas interações aconteceram e muita gente pode conhecer o Projeto. Pais e alunos também apareceram para apreciar. Registros fotográficos dessa ação, podem ser vistos na aba "fotos" deste site.