Diante da necessidade de conscientização sobre o espaço de leitura no ambiente escolar, as possibilidades que ele oferece e a importância desse espaço na identidade cultural da comunidade, este projeto, associado à disciplina de Língua Portuguesa, à produção de texto informativo e leitura, consiste em síntese, na produção de um livro com histórias de pessoas que fazem parte do cotidiano escolar, além de auxiliar na construção das habilidades leitora e estimular a disseminação do respeito, empatia e afeto no ambiente escolar.
Cada Sala de Leitura, com auxílio dos professores de Língua Portuguesa e participação direta dos estudantes, produzirá durante o semestre um livro de entrevistas. Este livro posteriormente pertencerá ao acervo da Unidade Escolar e da Diretoria de Ensino Regional, também será divulgado amplamente nas redes sociais e disponibilizado integralmente online. A partir de cada livro, um minidocumentário é produzido, com entrevistas aos participantes do projeto.
O projeto, com início em março de 2017 visa também expor as obras publicadas pelos estudantes ao final do ano letivo. Esta ação possibilita a valorização e a divulgação do trabalho desenvolvido. Espera-se ainda, que o Projeto seja percebido como “porta” para o acesso à cultura e a informação de maneira humana onde as Salas de Leitura acolham estudantes e comunidade e que estes, sintam-se parte desse ambiente
Fazer do espaço de leitura, lugar de troca de cultura e construção de conhecimento, além de acolhedor e humano, é o primeiro passo para a formação de grandes leitores.
Acredita-se que o incentivo à leitura, e desenvolvimento das habilidades está fortemente ligado à relação dos estudantes ao ambiente de leitura e aos serviços oferecidos por este ambiente. Portanto, apesar do foco na produção textual, este projeto ressalta, em âmbito social, a importância da comunidade e da criação de vínculo para uma aprendizagem significativa.
Tendo em vista a necessidade de divulgação e reconhecimento dos trabalhos realizados por todas as escolas pertencentes à esta diretoria, assim como o empenho dos estudantes envolvidos nessas atividades, o Projeto Anonimato foi inscrito e selecionado para participar do 10º Seminário de bibliotecas públicas e comunitárias Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Biblioteca Viva. O Seminário, uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e do Sistema Estadual de Bibliotecas (SiSEB) acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de outubro no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. Tratando-se de um evento internacional, o seminário recebe participantes do mundo todo, com diferentes trabalhos e perspectivas para o funcionamento das bibliotecas públicas, comunitárias e escolares. Em 2016, a Diretoria de Ensino de Mogi Mirim também participou do Seminário Biblioteca Viva com um pôster digital do Projeto Biblioarte. Este ano, porém, fomos selecionados na categoria “Painel”, a qual nos permite 15 minutos de apresentação oral. A apresentação do Projeto Anonimato ocorrerá no dia 25 de outubro, no período da manhã. Além disso, os livros produzidos pelos estudantes serão expostos no dia 28/10 (sábado), no período da manhã, na praça São José em Mogi Mirim. Neste dia, além de exibir as produções e depoimentos dos entrevistados, cuidaremos em realizar pequenas atividades relacionadas à temática. Aguardamos a todos, com muito carinho. É importante ressaltar que as Salas de Leitura, seus professores responsáveis, gestão escolar e estudantes são merecedores desse reconhecimento e que, divulgar esses trabalhos, para que eles sejam vistos e revistos com a importância e reconhecimento que merecem é o mínimo que podemos fazer nessa caminhada.