Este é o movimento!
Que há necessidade de movimentar esses espaços, não resta dúvida, mas é sempre complicado começar.
Em meio a correria do dia-a-dia, a rotina escolar, e todos os problemas, que vão muito além do corre-corre pra satisfazer as necessidades urgentes de um grupo enorme de gente de todo jeito, de todo lugar e de toda cultura, falta espaço, tempo, incentivo, recurso e orientação pra pensar em algo mais.
Há quem diga que já desistiu da educação. Há quem diga que ninguém se importa com mais nada além do básico: ortografia, tabuada, história do mundo mal contada. E é triste dizer que há sim, alguma razão em um pouco disso tudo.
Mas há também quem se importe. Há quem distribua coragem e vontade de fazer diferente, mesmo que tudo tenha sido sempre igual. Há quem arrume um parceiro, um papel velho, uma moeda no canto do sofá e um monte de estudante cheio de vida pra fazer as coisas acontecerem. Sinto uma pontinha de prazer em decepcionar os céticos. Há muito mais do que falta: há movimento.
Talvez as demandas sejam maiores do que podemos atender, talvez as necessidades ultrapassem tudo o que a gente tem pra dar. Talvez tudo aquilo que a gente conhece, tenha se esgotado na resposta da primeira pergunta. Mas, como em um final surpreendente daquele melhor livro, sempre há uma oportunidade e uns amigos cheios de esperança pra ajudar.
A gente se une. Junta todo mundo que encontra pela frente. Conta as idéias, junta os recursos e começa a trabalhar. A gente ajuda os outros, conquista o que jamais foi conquistado e desbrava lugares nunca desbravados, sem sair dos mesmos metros quadrados de todos os dias. Isso é movimento.
O Movimento Espaço Leitura tem esse intuito. O de encontrar! Descobrir, desbravar, navegar, redescobrir tudo aquilo que já é nosso. Na verdade, é só um movimento pra abrir os olhos. Um movimento pra enxergar a beleza e riqueza do que a gente tem dentro da escola, dentro da biblioteca e dentro da gente.
É claro que nesse caminho existem algumas regras, alguns passos a serem seguidos e algumas preocupações muito válidas à serem discutidas. Mas tenho certeza que se o objetivo era o de abrir os olhos e mexer o corpo, nós já demos o primeiro passo!
Vamos seguir caminhando?
#movimentoespaçoleitura