O projeto “Fazer Poesias é Viajar no Mundo da Fantasia” busca por meio do gênero textual poesia desenvolver nos alunos o interesse e a capacidade de ler, escrever e compreender textos poéticos.
O mundo contemporâneo exige a formação de leitores e produtores de textos, que possam desempenhar a tarefa de ler e escrever com crescente segurança e autonomia. Desse modo, faz-se necessário desenvolver projetos de leitura para que os alunos desenvolvam a aprendizagem para entender o mundo e para viver melhor.
A prática de leitura tem como finalidade a preparação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produção de textos eficazes tem a origem na prática de leitura.
A leitura nos fornece matéria prima para a escrita, o que escrever e como escrever, pois ela é um processo pelo qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto.
A leitura na escola tem sido um objeto de ensino, todavia necessário construí-la também um objeto de aprendizagem.
Para tanto a leitura deve fazer sentido para o aluno, par que alcance o seu verdadeiro objetivo.
A leitura de poesia para a criança e mesmo para o adulto é como uma manifestação de sentimentos e palavras que rimam e ao mesmo tempo conduz ao desenvolvimento do seu intelecto, da personalidade satisfazendo suas necessidades, e aumentando sai capacidade crítica.
O projeto tem como objetivo desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, conhecer poemas como um tipo de gênero textual e produção de poemas.
Durante a aula de leitura foram lidos alguns poemas do livro “A Televisão da Bicharada”, do autor Sidónio Muralha. Após a leitura os alunos escolheram o poema “Bom Dia”, foi feito a leitura e interpretação do mesmo e em seguida os alunos produziram escreveram seus poemas e depois explicaram como foi o processo de produção e o porquê do título.
A avaliação será realizada por meio da observação do desenvolvimento das atividades, dos relatos e dos textos produzidos pelos alunos.