No decorrer do curso Movimento Espaço e Leitura, veio a ideia de dar um nome à nossa Sala de Leitura fazendo assim que ela se torne mais ativa, desenvolvendo mais ações que levem nossos alunos a ter contatos com diferentes gêneros textuais, conhecer novos clássicos da literatura e possibilitar momentos especiais saboreando histórias, contos, poemas, conhecer os autores.... Enfim que tomem gosto pela leitura. Então nada mais justo do que os próprios alunos escolherem o nome. Foi feita uma pesquisa e chegamos a um autor mais votado. Então escolhemos uma data (25/11/2017 – Sábado, dentro do PEF). Durante duas semanas, vários livros foram trabalhados com os alunos pelas professoras e na data acima realizaremos o Festival Literário.
Cada série/ano irá fazer uma apresentação do livro escolhido. Temos entre eles: Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, Ricardo Azevedo, Monteiro Lobato, Marcelo Duarte, Sérgio Caparelli, Cecília Meireles...
Irá ter declamação de poesias, contação de histórias, jogral, ...
Aproveitando a data festiva, também faremos a premiação dos alunos destaques de cada ano/série de 2017.
E na oportunidade estaremos divulgando o nome escolhido pelos alunos com a colocação de uma placa na porta de biblioteca.
Formação da criança leitora a partir do contato com livros, contação de histórias, rodas de leitura, declamação de poesias, músicas... criando assim, o hábito de ouvir, gostar de livros e consequentemente, o amor pela leitura.
O Projeto Festival Literário é o primeiro dos inúmeros que desenvolveremos junto à nossa Sala de Leitura que tem por finalidade despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-os a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim a assimilação de conteúdos e dando oportunidades aos alunos de expor suas ideias e apresentar-se publicamente.
OBJETIVOS
- Possibilitar aos alunos momentos de saborear, ouvir e compartilhar as ideias de autores da literatura universal em especial da literatura brasileira.
- Propiciar um intenso contato dos alunos com diferentes gêneros textuais.
- Conhecer os clássicos da literatura infanto juvenil.
- Incentivar a leitura e pesquisas bibliográficas.
- Reconhecer autores de diversos gêneros.
- Expor as ideias dos livros lidos e participar publicamente nas festividades da escola.
AÇÕES E DESENVOLVIMENTO
- Escolher o livro a ser trabalhado e decidir junto com a professora da sala de que forma ele será apresentado.
- Ensaios para as apresentações que podem ser em: Contações de histórias pela professora, jograis, declamação de poesias, leitura das bibliografias dos autores, teatralização do livro escolhido, dobradura, música relacionada ao livro, apresentações das curiosidades escolhidas, roda de leitura...
- Entrega das medalhas aos alunos destaques do ano de 2017.
- Revelação do nome da Sala de Leitura escolhido pelos alunos.
A avaliação realizar-se-á durante todo o projeto, pois dela dependem os passos a seguir e os ajustes necessários aproveitando cada momento trabalhado.