top of page
Buscar
Carmem Lúcia Bartiiotto e Rosana Maria Pereira

Confabulando! - E.E. Dr. Nelson Alves de Godoy




Partimos da leitura e reflexão do texto“O burro que vestiu a pele de leão” – Fábulas de Êxodo – companhia das letrinhas.


Essa atividade está relacionada com as habilidades e etapas de leitura.


Esse texto “O burro que vestiu a pele de leão “que será analisada, possui atividades que estão dentro da ordem das etapas de leitura”“. Não se esquecendo de trabalhar a moral da história que um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem é ele de fato.


Após cada leitura houve um tipo de atividades sobre o texto lido (relendo, conversando, explorando e interagindo com o texto e os alunos fizeram uma releitura).


Depois desta atividades as cursistas proporam uma releitura , uma ilustração das histórias.

Estas atividades foram feita com sala do 5º ao A. As cursistas Carmem e Rosana se reuniram com o grêmio estudantil para que eles pudessem ajudar na montagem e encenação do teatro com a mesma classe.


Depois da reunião foi escolhido os alunos, foi ensaiado e aconteceram duas encenações, uma no período da manhã e outro a tarde.


“O burro que vestiu a pele de leão” – Fábulas de Êxodo – companhia das letrinhas.

Essa atividade está relacionada com as habilidades e etapas de leitura.


Esse texto “O burro que vestiu a pele de leão “que será analisada, possui atividades que estão dentro da ordem das etapas de leitura”“. Não se esquecendo de trabalhar a moral da história que um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem é ele de fato.


Após cada leitura há quatro tipos de atividades sobre o texto lido (relendo, conversando, explorando e interagindo com o texto).


Após estas quatro atividades o professor irá propor uma releitura encenada e após isso, ilustrada.


Os títulos dessas atividades parecem ter relação com as etapas de leitura:


- Relendo o texto = decodificação

- Conversando sobre o texto = compreensão

- Extrapolando o texto = interpretação

- Interagindo com o texto = retenção


Observa-se que é a leitura de decodificação que tem predominado entre a maioria dos estudantes. Esse fato pode ser facilmente observado quando não conseguem alcançar o significado de simples comandos de atividades corriqueiras de sala de aula, o que tem reflexo também nas produções de suas respostas a questões, já que o ato de escrever está sendo reduzido apenas às atividades de cópia, inclusive nos trabalhos de pesquisa. Isso tem gerado uma verificação de um nível de aprendizagem insatisfatório. Essa é uma realidade que deve ser combatida urgentemente, em favor de uma educação de qualidade, que leve realmente o educando a construir conhecimentos críticos sobre a realidade apresentada. Este projeto pretende promover a motivação para a leitura e escrita nos estudantes e para auxiliar no bom desempenho escolar em que as competências e habilidades de leitura e escrita se sobressaiam na busca do conhecimento.


Sabe-se também que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educando têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente. A leitura proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Também faz parte desse processo de compreensão, o tipo de linguagem utilizada no texto, que pode facilitar ou dificultar a leitura.


O objetivo é contribuir para a compreensão do gênero textual fábula, incentivando a leitura, a escrita, a reescrita, a produção de texto, motivando os educando a elaborar melhor a interpretação a cerca de tudo que lê e vive em seu dia-a-dia, elevando sua autoestima.Desenvolver a motivação para leitura e produção textual.


No início do projeto foi feita uma reunião com os integrantes do Grêmio estudantil para explicar o projeto e a apresentação dos slides e do vídeo.


Nesta reunião foi combinado que o Grêmio iria auxiliar as professoras Rosana e Carmem na montagem e apresentação do teatro.


Nos dia seguinte a Professora Rosana Trabalhou com os alunos do 5º ano B na leitura, interpretação e atividade de releitura com os alunos do 5º ano B.Após esta atividade foi escolhido uma história ( A coelhinha que se vestiu de pele de lobo) para que os alunos fizessem a representação teatral.

Foram escolhidos seis alunos para fazerem o teatro, nos dias seguintes os alunos do Grêmio ensaiaram os alunos.


No dia 29 de novembro os integrantes do grêmio montaram o palco juntamente com as professoras Rosana e Carmem e foi feita a apresentação do teatro para os alunos do período da manhã ( ensino fundamental I e II) e para os alunos do período da tarde ( ensino fundamental I ).

Despertar nos alunos, funcionários da Escola e comunidade em geral o caráter, colaborar enriquecer com o processo de conscientização de todos.


O trabalho aborda a importância do uso da fábula como recurso didático no processo ensino e aprendizagem. A pesquisa constata a necessidade de o professor conhecer mais sobre fábulas e utilizá-las de maneira mais eficiente e eficaz em sua prática docente. Assim, pretende-se auxiliar os profissionais da educação pelo emprego de uma metodologia alternativa, baseada na leitura de fábulas, a fim de colaborar para a formação de valores dos alunos.


98 visualizações0 comentário
bottom of page