top of page
Buscar
Jacqueline Zara Rosalim e Selma Escudeiro.

Contação de Histórias - E.E. Prof. Valério Strang



Em um primeiro momento, o maior desafio foi reunir os alunos do grêmio e na falta destes, convocar os alunos representantes de sala. Concluída esta ação, em reunião iniciamos assistindo o material disponível em vídeo para se entender o que iríamos desenvolver, explanando o conteúdo, esclarecendo as dúvidas que surgiam e registrando as ideias decorrentes de toda informação dada. Tudo em parceria com a professora responsável da sala de leitura.


Os alunos em roda de conversa escolheram fazer uma contação de histórias, lendo para seus colegas livros do gosto particular de cada um, com o intuito de apreciarem, respeitando a vez de falar e ouvir do outro, valorizando a leitura que se encontra cada vez mais em desuso entre nossos jovens.


A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e deve ser treinada de várias formas. Lê – se para entender e reconhecer, para sonhar, viajar na imaginação, por prazer ou curiosidade. Lê – se para questionar e resolver problemas. A leitura possuí um caráter formativo e instrumental, serve para aprimorarmos nosso desempenho nas inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional.


O individuo que lê participa de forma efetiva na construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano e sua totalidade. Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e a escola possuí um papel importante na aquisição deste hábito, este projeto julga – se relevante.



. Objetivos

- Estimular a leitura;

- Apreciar as histórias contadas;

- Ampliar os conhecimentos;

- Conhecer diferentes histórias;

- Recontar as histórias trabalhadas...


Durante todo o desenvolvimento da atividade proposta, fui observando a organização por parte dos alunos, sempre intervindo quando necessário. Com as ideias pré – estabelecidas, começaram a separar o material a ser utilizado.


Houve um grande envolvimento, participação e até disputa da leitura, quem leu com mais desenvoltura, a melhor história...


Foi aberto aos alunos, para apreciarem a leitura feita por seus colegas, momento este bem proveitoso por ambas as partes.

.Avaliação


Se dará de acordo com a necessidade dos educandos, diante das observações e intervenções feitas pela professora.

.Considerações


Gostaria de haver mais tempo para todo o desenvolvimento do projeto, assim trabalhar mais ideias com os alunos, pois além do tempo ter sido curto, nossa escola se encontrava em obras e mês de provas...

19 visualizações0 comentário
bottom of page