Todo início de ano, em reunião de planejamento, os professores de todas as disciplinas tomam ciência do planejamento de aulas e de atividades que priorizem a realização do projeto de leitura e interpretação durante todo o ano letivo.
Esse projeto busca estimular nos alunos o gosto pela leitura e consequentemente pela escrita.
Porém, é importante salientar que o processo
da construção do hábito de ler é longo. Quanto mais oportunidades tenham os alunos de ouvir, ver e sentir leituras alheias, maior será o prazer e a sensibilidade para compreender o que leem e ouvem. Quando a leitura é partilhada, usufruída em comum, o aluno desenvolverá o quanto puder a capacidade e o prazer de ler. É através da leitura que se tem acesso aos significados da cultura em que vive, estabelecendo relações entre as informações e construindo sentido para si e para o mundo. A escola é um dos lugares de construção dos saberes sociais, ela precisa considerar a diversidade de significados sociais e culturais que as crianças compartilham, portanto torna-se fator fundamental na aquisição do hábito da leitura e formação do leitor, pois mesmo com suas limitações, ela é o espaço destinado ao aprendizado da leitura. Essas leituras, guiadas por diferentes objetivos, produzem efeitos diferentes, que modificam a ação do leitor diante do texto. São essas práticas sociais que precisam ser vividas em nossas salas de aula durante todo o ano letivo.
O projeto de leitura constitui uma excelente oportunidade para que os alunos desenvolvam o hábito da leitura, da oralidade, da interação e da socialização.
A leitura se faz necessária em situações pessoais, públicas, de trabalho e principalmente no desenvolvimento da aprendizagem na esfera escolar e de divulgação científica.
- Formar um cidadão atuante no contexto social e profissional;
- Buscar novos horizontes, contextualizando seus conhecimentos;
- Desenvolver o gosto pela leitura, através de projetos interdisciplinares;
- Estabelecer perspectivas e incentivo para a promoção futura (sonhos);
-Debater sobre os temas lidos, e incentivar os mesmos a ter gana de conhecimentos.
As leituras e atividades serão realizadas em sala de aula, no pátio da escola, em casa e em forma de tarefa diária. Após às leitura realizadas, os discentes, assistiram os vídeos do Projeto Movimento Espaço Leitura.
Com os dados realizados por mim, de como eles estão lendo, propus uma atividade diferente, onde destaquei que deveriam pegar um livro que eles tivessem lido, mas não gostaram do final, e então reescrevê-lo, essa atividade chama-se fanfic ou fan fiction. Logo após o preenchimento da ficha de leitura, com dados do livro ( autor, nome do livro, editora, gênero etc), , além do resumo do livro do autor e um final de fanfic. Em seguida, realizaremos um vídeo falando dos trabalhos feitos pelos alunos, com uma exposição dos trabalhos.
A avaliação será com trabalhos, anteriormente propostos pelos professores, mas com adaptação para o fanfic, com as fichas de leitura e realização de exposição, com auxílio dos alunos representantes, do grêmio estudantil e de toda equipe gestora.
Após a implementação deste projeto, verificou-se um aumento significativo da visita à biblioteca, de escolha de livros e do interesse por diferentes gêneros resultando na elaboração de fichas de leitura, atividades de análise e interpretação de textos de diferentes gêneros, produções elaboradas através da imagem e a mensagem transmitida (de uma obra artística) e debates com apresentação das obras literárias lidas.
Através da leitura realizada em sala de aula, os alunos adquirem conhecimentos diversos sobre diferentes assuntos, compartilham o conhecimento adquirido com seus familiares demonstrando o interesse pelos problemas sociais que envolvem a comunidade.