Um mesmo espaço pode ter inúmeras funções dentro da escola, uma sala de leitura pode ser pequena, mas as ações sendo grandes transformam o ambiente abrindo a mente para o novo, o inusitado.
Uma ação cultural na Sala de Leitura para atrair mais a atenção dos alunos sobre as inúmeras possibilidades de apropriação do conhecimento. Sendo a Sala de Leitura um ambiente democrático, demonstrar através da arte de ler, interpretar e cantar que este ambiente-espaço esta a disposição de todos que queiram ampliar seu repertório leitor, cultural e social, entre os colegas de classe e demais alunos da escola.
O Objetivo:
Despertar o gosto pela leitura, pela produção de poemas, pala arte da oratória, e divulgar algumas obras pertencentes a Biblioteca Escolar é um dos objetivos deste projeto. Deixar que os alunos sejam protagonistas competentes e entendam a função da Sala de Leitura como fonte de aprendizado constante e integrada a todas as disciplinas também é outro objetivos desta ação cultural.
Ações e Desenvolvimento:
Reunião com direção do grêmio estudantil, representantes de sala e alunos que tenham interesse por leitura e interpretação para assistirem os vídeos, fazerem leituras e questionários propostos.
Reunião com interessados em participar da Ação Cultural, em roda de conversa, para definirem a apresentação,
Escolha de poemas, sugestões de decoração para o espaço que será utilizado.
Colaboração de alunos, no dia do evento, para arrumar e decorar o ambiente escolhido.
No dia do evento: Abertura feita pela professora da S.L. para chamar alunos para o espaço organizado para esta Ação Cultural.
Microfone livre para que os alunos possam fazer uso dele.
Xerox de poemas de Vinicius de Moraes e livros espalhados sobre a mesa.
Espaço acolhedor para quem queira apenas ouvir.
Respeito ao horário de início e término da ação, das 12h00min às 13h00min, para não prejudicar as outras aulas.
Tudo ocorreu como planejado, mas com um impacto maior do que o esperado. Os alunos foram muito receptíveis à Ação Cultural, se apropriaram da idéia proposta, do microfone e do desenvolvimento da ação com muita responsabilidade e dedicação.
Conseguiram contagiar vários alunos, puderam dar vazão a suas angustias e pensamentos através de texto lidos e escritos por eles, que não tiveram coragem de divulgar em outro momento. Isso foi muito emocionante, após fazerem leitura de todas as poesias que tinha sobre a mesa, resolveram ler o que já tinham escrito. e adoraram a oportunidade .
Eu só tenho elogios a fazer já que todos pediram bis e me deixaram profundamente emocionada com mais essa apropriação de saberes, e clara demonstração de protagonismo juvenil.