Esta atividade-projeto, que faz parte do Movimento Espaço leitura, centrou-se na busca de informações e pesquisa sobre um tema que estava sendo trabalhado pelos alunos do período noturno que está dentro do Projeto Vida que a escola desenvolve.
Os alunos do grêmio, foram buscar subsídios por meio de dois (02) painéis afixados na parede entre salas de aula, e partiram dessas citações para fazer um levantamento e busca-pesquisa, utilizando a internet, para que todos do período matutino tivessem a oportunidade de saber mais sobre o assunto, já que não teriam acesso a apresentação do sarau noturno.
Tivemos como ponto de partida, o tema “Gentileza. Após várias rodas de conversa e feito o levantamento e análise do material pesquisado, decidiu-se levar uma informação simples mas de cunho importantíssimo e significativo no processo de mudança de comportamento e valores individuais e coletivo para a apreensão do conceito Aprendizagem significativa e Teoria Afetiva e cidadania.
Na busca de conceituar "Aprendizagem significativa" para que pudéssemos facilitar aos alunos a iniciação de pesquisa em textos, vídeos/entrevistas, filmes, música e assim terem parâmetro para comparar, refletir sobre as citações afixadas em dois(2) painéis nesta Unidade Escolar, cujo tema é "Gentileza gera Gentileza" que faz parte do "Projeto de Vida" que a escola desenvolve, e com esses dados levantados, discutidos e refletidos, queremos ressignificar a aprendizagem para que ela se torne mais relevante e afetiva.
Percebendo então, a magia da colocação de ideias que os alunos desta Unidade Escolar - do período noturno estão trabalhando, me levaram realmente a compreender e perceber a integração e ligação ao tema que me instigou a fazer com que os alunos do Grêmio Estudantil que cursam o 6º Ano – período matutino, levantassem uma discussão para chegarmos a um consenso e pudéssemos definir nosso projeto sobre esse tema e assim darmos início a uma pesquisa com ponderações e reflexões, e que a mesma aguçasse em todos a vontade de cada vez mais estar se apropriando, apreendendo o tema, e com isso despertasse um interesse por mais buscas de informações e práticas mais solidárias no cotiano escolar e mesmo em seu convívio social. . E a partir desses objetivos o projeto visa propiciar o aprender a aprender de forma significativa e cidadã, gerando aprendizagens para vida toda.
Baseada nos PCNs , “ a aprendizagem é significativa quando o estudante consegue estabelecer relações substantivas e não-arbitrárias entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por ele, num processo de articulação de novos significados" (PCN, 1997:52).
Pensando nisso, dividimos nosso trabalho em etapas e ou momentos. Nosso primeiro momento falamos sobre as citações, onde cada um pode se colocar, discutir, dizer do que mais gostou, ou a qual citação se encaixava melhor ao tema, etc.
No segundo momento, demos continuidade na busca da aprendizagem, como processo de conhecimento, reflexão; interação entre aluno e professora; sua disponibilidade e sua motivação.
Seguindo a linha de ideia desse primeiro momento ou etapa, construir conceitos, eles dão sentido, formam elos e me fizeram perceber a finalidade da proposta; os objetivos e as condições de realização; ou seja a estruturação da atividade-projeto, me fizeram direcionar os alunos a olharem em várias direções, a pensar, a ser observador, crítico, criativo e prático; usar formas ativas de aprendizagem; interagir; estar em sintonia motiva, ouvir, aprender e
para que eles entrassem como protagonistas no processo do conhecimento e aprendizagem, e eu como uma mediadora entre os temas discutidos. É assim que entra o protagonismo estudantil se faz presente. A linha tênue entre a obrigação e a liberdade, na qual os alunos têm um leque de possibilidades e oportunidades para evoluírem sua própria liberdade criativa, a fim de transformarem a educação em algo muito mais aplicável na nossa vida moderna.
Sendo assim, após nossa roda de conversa, os alunos buscaram cinco conceitos que acharam relevantes para o estudo e realização da atividade-projeto que são: “Aprendizagem, Avaliar, Interlocutor, Pesquisa, Reflexão”, em seguida construiu-se sua aprendizagem, definindo os conceitos da seguinte taxonomia:
APRENDIZAGEM
Aprendem conhecimentos úteis, habilidades de raciocínio, aptidões e valores – asseguram a real aprendizagem.
A aprendizagem escolar implica apropriação de conhecimentos, que exigem planejamento constante e reorganização contínua de experiências significativas para os alunos;
Aprendizagem significa: “Processo de ensino – aprendizagem” e inclui quem aprende, quem ensina e a relação social entre eles(Vygotsky).
AVALIAR
Ato ou efeito de avaliar; apreciação.
Avaliar pessoas e seus desempenhos implica sempre em julgamento; é emitir parecer ou opinião. Existem vários tipos de avaliação. Ela pode ser “Diagnóstica” e “Classificatória”.
INTERLOCUTOR Aquele que fala com o outro; pessoa que toma parte num diálogo, colaborador, mediador, compreensível e sempre disponível para esclarecer, apoiar, estimular a participação de todos em atividades e estudos individuais ou grupais.
PESQUISA
É um processo de construção de conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento preexistente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca do conhecimento. Existem vários tipos de pesquisa como: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa descritiva; Pesquisa laboratorial; Pesquisa experimental; Pesquisa de campo; Pesquisa exploratória, etc.
REFLEXÃO
Ato ou efeito de refletir, meditar, ponderar, objeção, repercussão. A reflexão e a comunicação são atividades cruciais em uma comunidade de aprendizes, neste caso, é proveitoso também relacionar o conceito do “Professor reflexivo”.
De acordo com Dewey, “a busca do professor reflexivo é a busca do equilíbrio entre a reflexão e a rotina, entre o ato e o pensamento”. Dessa forma, a ação reflexiva envolveria a intuição, a emoção e não somente um conjunto de técnicas que podem ser ensinadas aos professores.
“Aprendizagem Significativa”
É aquela que se utiliza da construção de valores, da participação e experiências do aluno; compreensão e conhecimento.
II - Justificativa
A ação justifica-se uma vez que os alunos são impelidos devem ao longo de sua formação acadêmica serem estimulados a verificarem suas vivências sobre diferentes aspectos, principalmente os do currículo oculto que oferece meios de socialização pertinentes a vida, bem como desenvolver habilidades de leituras , escrita, oralidade que são a base do Currículo do Estado de São Paulo.
III - Objetivos
Estimular o aluno a despertar a sensibilidade, a criatividade, a reflexão , o protagonismo estudantil em relação à pesquisa e as habilidades de leitura e escrita e oralidade vinculados ao desenvolvimento .
IV - Ações e Movimentos
Esta atividade-Projeto será apresentada no dia 30 de novembro dentro do Projeto Vida que a escola está desenvolvendo.
Apresentação rápida do Movimento Espaço Leitura dentro da Unidade Escolar, em seguida será feita uma explanação simples por um ou mais aluno explicando :
- O que é gentileza, porque devemos ser gentis e qual é o sentimento que fica quando somos generosos e gentis com o outro, com o nosso próximo. Qual é o benefício que essa ação nos traz?
Em seguida, será exibido um vídeo (pesquisado e retirado da internet) de uma entrevista feita com a cantora Marisa Monte, onde a mesma fala sobre a composição de uma música cujo título é “Gentileza”, e o porque e quem a instigou a compor. Nesse vídeo clip aparecerá de fundo de tela, pequenos flashes e imagens do Profeta Gentileza. Pessoa que deixou sua vida de lado para ser um propagador da palavra e da ação gentil-gentileza pelas ruas do Rio, viadutos e pontes e embarcações de Niterói. Durante a exibição desse vídeo, os alunos do grêmio estarão entregando ao público presente, um pequeno mimo, uma caixinha confeccionada por todos, e dentro contém um bombom. Fora no lacinho acompanha a letra da música “Gentileza” e uma palavra ou frase gentil de carinho e de positividade.
Após a mostra da entrevista, para finalizar, será exibido um vídeo Clip (pesquisado e retirado da internet), onde a cantora Marisa Monte, interpreta a música “Gentileza” e todos os alunos do grêmio estarão acompanhando a música e o público em geral do “Sarau” também estará cantando , para que todos sintam e tenham um momento de alegria, de compartilhamento, de união geral.
V - Avaliação e Considerações Finais
Após a explanação, a apresentação do vídeo-entrevista e o vídeo clip, no qual percebeu-se de fato, uma motivação e uma geração de alegria por parte de todos, verificamos que com essa ação, conseguimos atingir nossos objetivos, pois todos os participantes mostraram que entenderam a proposta do tema apresentado. Houve, portanto, uma integração e uma sensibilização à solicitação do outro e que a qualidade final da atividade-projeto, ou seja, o resultado foi mais significativo com essa prática - eventos musicais por sua relação com os sentimentos, de gerar afeto, reciprocidade e envolvimento.
Portanto, constatamos que o tema foi envolvente e poético e com a audição de uma canção conhecida e interpretada por um ícone da Música Popular Brasileira, facilitou muito a ação e fez com que o indivíduo se permita ser ele mesmo, que consiga expor seus sentimentos com naturalidade, que seu conhecimento teórico-pesquisa foi aprendido e transformado em uma ação prática de alegria, envolvimento e gentileza.
Consideramos que nossa atividade foi satisfatória e emocionante.
“GENTILEZA…. O QUE É?
A palavra gentileza possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. A referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: E I A - já as consoantes são: G N T L Z .
SIGINIFICADO DE GENTILEZA
A gentileza é considerada como a qualidade de amigável. Este adjetivo refere-se aquilo que é gentil, amoroso e amável. Por extensão, ela é conhecida como a bondade à ação, por exemplo:
“Por gentileza, me acompanhe, por favor!”…..
“Maria é muito gentil conosco, você não acha?”
É necessário salientar o fato de que, a verdadeira bondade é aquela que é nascida da espontaneidade, naturalidade e sem qualquer interesse ou intenção de obter algo em troca.
A palavra “Gentileza” está ligada a um valor que deve ser ensinado a partir de pequeno e que tem de ser levado a cabo não só na escola, mas principalmente em casa. Para garantir que cada criança aprenda a ser gentil, é importante estar num ambiente onde se pode descobrir claramente seu significado e como se deve desenvolvê-lo. Tanto é assim que, quando fala-se de educação de valores inclui-se a gentileza acima mencionada. Assim, um número de ações que podem ajudar as crianças desde a tenra idade, começa a tornar-se uma linda e apreciada qualidade quando se tornam adultos.
Neste sentido, fala-se de “pequenas atitudes ou tarefas”, como compartilhamento de seus materiais de ensino com os colegas, cumprimentar aos demais, alimentar o animal de estimação e ser amáveis com seus pais, parentes, amigos e pessoas em geral. Atitudes como essa é que fazem a diferença. A gentileza pode ser definida como um comportamento ou ato compassivo, atencioso e carinhoso com os outros. Por isso, engloba diversas atitudes tais como simpatia, generosidade, compaixão e altruísmo.
“Profeta Gentileza”
José Datrino, chamado “Profeta Gentileza”, tornou-se conhecido a partir dos anos 80 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio, andava pelas ruas vestido com uma túnica branca e uma longa barba.
Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus.
Casou-se e teve cinco filhos, Começou sua vida de empresário na área de transportes, onde fazia fretes. Abandonou toda sua vida, após um acontecimento trágico – incêndio de um circo, onde ele até auxiliou...após esse fato, ele deixou sua vida para trás, abandonando casa, trabalho, filhos, esposa .
Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.
Com o decorrer dos anos, os murais foram ficando danificados por sofrer pichações, atos de vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza.
Foi organizado o projeto Rio, com “Gentileza”, com o objetivo de restaurar os murais das pilastras.
Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída.
Aos que chamavam de louco, ele respondia:
- “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”, e o profeta ainda ensina entre os riscos e rabiscos que….. “ GENTILEZA GERA GENTILEZA “.